quarta-feira, 25 de março de 2009

Influências da Arquitetura do Século XVIII

Entre as cidades que possuem construções coloniais encontramos Pilar de Goiás, que não é mais conhecida, porém, possui características arquitetônicas próprias do período de sua fundação sendo também umas das poucas que utiliza a tecnologia do enxaimel (que por muitos é confundido como um estilo alemão, enquanto que na verdade é uma técnica) tendo os moradores conhecimento da técnica ainda hoje.

De Pilar de Goiás elegi como imagem para apresentação a Casa de Câmara e Cadeia, por apresentar as características similares do enxaimel que também foi empregado na Construção da Capela/Igreja Matriz de Nossa Senhora de Aparecida de Goiânia, obra iniciada entre 1923 e 1927.

Entre as duas, além do período de construção, distingui-se também os motivos – sendo um religioso, outro oficial – e também peculiaridades como os robustos alicerces em pedras que apresenta a arquitetura colonial de Pilar de Goiás.

O que há em comum além do que já citado acima são:

-Ausência de Portada – as portas não possuem ornamentos;
-Arquitetura simplificada e com paredes lisas;

Teci minhas comparações em obras de funções diferentes o que não dá muita margem para encontrar maiores dados em comum, mas que evidencia toda influência que arquitetura colonial ainda continuou a exercer nos séculos posteriores.

Luis Augusto de Paula Lacerda - Acadêmico de Artes na Universidade Federal de Goiás e Supervisor na Consultoria de Relacionamento na Atento Brasil S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário